O Amor É Uma Cãimbra será lançado essa semana

O Amor é Uma Cãimbra, do Jornalista cratense Ribamar Júnior, será lançado em Crato essa semana.

Ribamar nos confidencia que começou a escrever o projeto do livro em 2014 reunindo as primeiras poesias e até as últimas datadas em 2015. O processo de seleção da primeira poesia até a escolha da capa e da revisão final foram dois anos de muito trabalho.

Mas afinal, do que se trata O Amor é uma Cãimbra?

14560244_1128576680542966_5165629657980264852_o
O Amor é uma Câimbra de Ribamar Junior

De poesia e crônica, dividido em três capítulos, conta de forma subjetiva o amadurecimento de alguém em relação ao seus sentimentos. Um amadurecimento que é infindo, pois ele sempre esbarra nos recomeços.

Como tudo é lindo nas conversas com o jovem escritor, ele conta entre sorrisos que no livro, há poesias que estavam em agendas de colégio, bloco de notas de repórter e até guardanapo. Foram todas elaboradas dentro do sentimento de cotidianidade, quase como pão no café da manhã.

Sobre inspiração, Ribamar afirma que muitas coisas e pessoas o inspiraram a escrever o livro. Mas como o próprio título sugere, o Amor é uma Cãibra, é um livro pra falar de como transformar o famoso “pé na bunda” em poesia.Ribamar Júnior

É quase como um eu-lírico descrente no amor e romântico incorrigível. Cada etapa do livro ele assume um sentimento em relação as coisas e pessoas, como um marinheiro navegando. No último capítulo faço referência ao São José do Ribamar, santo padroeiro do Maranhão e protetor dos marinheiros.

O lançamento é uma publicação da Editora Multifoco, do Rio de Janeiro. “É uma editora bacana que trabalha de forma flexível com os autores. Ideal pra quem tem um original guardado na gaveta e deseja publicar” Diz Ribamar.

O lançamento está marcado para o próximo dia 27, no SESC Crato as 19 horas e o autor afirma está bem feliz em relação ao lançamento do livro e que é algo que “fazia folia” nele há anos. Na ocasião do lançamento será debatido o processo criativo da obra e apresentar o trabalho de quem colaborou no projeto.

Ribamar sente-se feliz com a receptividade do livro. “Já ouvi muita coisa linda de pessoas que encontro na rua sobre as expectativas, umas que até acompanharam de perto o processo de feitura do livro, que não é fácil. Desgasta o autor, tendo em vista o mercado editorial. E também nas redes sociais, palavras belas que me inspiram para outras obras, que já estão em mentes e com projetos para 2018.”
Em síntese Ribamar define sua obra nas seguintes palavras: o Amor é uma Cãibra é quase um livro pra marinheiros de primeira viagem.
amor-e-caimbra

Deixe seu comentário